20 de novembro de 2019

4 maneiras simples de economizar dinheiro

Foto: Artem Beliaikin

Final de ano chegando e ta na hora de pensar nos objetivos para o novo ano que vai iniciar. Em uma conversa com os amigos cada um tinha uma meta diferente, mas em todas era necessário um elemento chave, o famigerado capital financeiro, também conhecido como dinheiro

Em 2020,  pretendo fazer uma grande viagem - vou fazer um post em breve sobre o assunto -, pra isso preciso ter disciplina, foco e não sair gastando todo meu dinheiro com qualquer coisa que vejo pela frente. Para que tudo saía do jeito esperado me joguei de cabeça no assunto "poupar dinheiro", li artigos, vídeos no youtube, estou acompanhando ig's que falam sobre o assunto e, é claro estou colocando as dicas que coletei em pratiquei. 

Estou nessa saga de economizar dinheiro há três meses, então hoje trouxe algumas dicas que estão dando certo pra mim e que podem ajudar vocês de alguma forma. 

DEFINA METAS
Esse é o primeiro passo pra ter foco. Tenha um objetivo, anote o quanto você quer economizar por mês, o quanto você terá no final e para o que você está economizando. Sem um objetivo claro você não vai ter foco o suficiente para por exemplo não comprar aquele lanche que está com um cheiro maravilhoso HAHAHA.

ANOTE TODOS OS SEUS GANHOS E DESPESAS
Eu uso o bullet journal para anotar todas os meus ganhos do mês, as despesas fixas e se ocorrer alguma despesa extra, mas você pode usar qualquer método (planilha, um caderno só pra finanças, app). O importante é registrar tudo para que você tenha noção do quanto está sendo gasto com coisas essenciais para sobreviver e o quanto com coisas que você não precisa. 

AJUSTE SEU ORÇAMENTO
Eu utilizo a regra 50/30/20 para organizar minhas finanças. A regra estabelece um limite de gastos mensais para três principais áreas. Dessa forma, 50% da sua renda dever ser utilizada para os "gastos fixos e essenciais". As despesas variáveis com "lanches, saídas, estilo de vida" devem apresentar 30% da renda. E, por fim, 20% da renda é destinada para "prioridades financeiras do futuro".

PROMOÇÕES? QUERO, MAS SÓ O ESSENCIAL
Eu sou literalmente a louca das promoções, estou sempre a procura de encarte dos supermercado, um cupomzinho de desconto, comprar coisas com desconto é maravilhoso, quem não gosta? Por isso, a última dica é se precisar comprar algo essencial procure nas lojas que disponibilizam cupons de desconto. 

Para ajudar nessa missão existe o Cupom Válido, o site reúne várias lojas que possuem promoções e descontos, você pode escolher suas lojas favoritas, navegar pela categoria de destaques e ver todas as lojas cadastradas. Para usufruir dos cupons não é necessário se cadastrar no site. 

E aí, quais são os seus objetivos para 2020? Tem alguma dica para economizar dinheiro que não foi citada no post? Conta pra gente. 

Comentários via Facebook

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

© Chovendo algodão doce — Blog sobre fotografia, cotidiano, amores e coisas bonitas ♡ – feito com amor e muito café