Filme: Orações para Bobby

terça-feira, agosto 12, 2014


Sempre gostei de assistir filmes sobre drama e baseados em fatos reais, mas nenhum me emocionou tão forte quanto este filme.

O filme narra a história real que se passa nos anos 80 de Bobby um garoto que se descobriu gay e conta isso para sua família que é super religiosa. A mãe dele é a que mais o condena, chamando de pecador/aberração, e usando trechos da bíblia para respaldar seu preconceito. Mary faz com que seu filho vá em psicologo para procurar uma "cura", dizia a todo momento o quanto aquilo era um pecado, tentava de toda maneira fazer com que ele deixasse de ser gay. Bobby acaba mudando de cidade por não ser aceito por sua mãe, mas ele não consegue ser aceito por ele mesmo por conta dos ensinamentos que recebeu, faz questionamentos para Deus em seu diário. E infelizmente aos 20 anos por conta de toda pressão acaba se jogando de um viaduto e morrendo.

É estranho pensar no quanto isso ainda é normal nos dias atuais, já vi muitos religiosos colocando a culpa do seu preconceito na bíblia, julgando, discriminando e apedrejando uma pessoa por ela ser "diferente", por ela segui um caminho ao contrario do seu. 


Quando ele morre Mary tenta encontrar uma forma de saber se ele foi para o "céu", e é ai que ela começa a conversa com pessoas e a interpretar a bíblia de uma maneira completamente diferente, percebe que ela cometeu um erro em não aceitar seu filho e a discrimina-lo. Assim ela se torna membro da PFLAG (Pais, Familiares e Amigos de Lésbicas e Gays) e passa a lutar pelos direitos dos homossexuais. 


O fato de ter sido feito a anos atras quando a homossexualidade estava sendo 'descoberta', quando a luta estava apenas começando me fez ver o que as coisas não mudaram muito. Hoje em dia os gays tem bem mais direitos do que a anos atras, mas continuam sofrendo preconceitos horríveis. 


Esse filme tem que ser assistido por muitas pessoas que possuem a mente fechada, deveria passar em todos os canais, nas escolas e tudo mais, por que não adianta só falar tem que mostrar, tem que chocar a pessoa de uma maneira pra ela ver o quanto o seu pensamento é errado, no quanto uma pessoa sofre por palavras duras, xingamentos, no quanto a vida de uma pessoa pode mudar se você apoia-la, se você aceitar a pessoa do jeito que ela é.

Espero que você que leu o post se interesse para ver o filme, ler o livro e pesquisar mais sobre a história de Bobby.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

14 COMENTÁRIOS

NO FACEBOOK

Créditos

Todo o conteúdo desse blog é de propriedade de Thaynara Paiva, exceto o conteúdo sinalizado. Protegido pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998. É Proibido qualquer tipo de reprodução das imagens e textos sem autorização por escrito.